domingo, 17 de julho de 2011

SISTEMA HIDRÁULICO e a CAPTAÇÃO DE ENERGIA EÓLICA.





Partindo do principio da construção de um gerador elétrico e conseqüentemente produzir energia elétrica através de energia mecânica a partir de um catavento. Sendo constituído de uma maquina geradora de eletricidade os geradores mecânicos de corrente alternante, e os geradores de corrente continua são chamados de dínamos. A conversão de energia será feita pelos geradores elétricos, que nada mais são do que motores elétricos que ao girarem em torno de seus eixos induzindo uma corrente elétrica em seus pólos. Dessa forma é observada a energia disponível no vento para que o catavento possua uma melhor eficiência.

Energia disponível para o catavento

A energia disponível no vento é a energia cinética do ar, que depende da massa, m, e da velocidade, v, desse ar. Esta energia pode ser calculada pela equação:

A massa é dada pelo produto entre a densidade, r, e o volume de ar, V, que passa pelo catavento, assim temos que:

O volume de ar que passa pelo catavento depende da área, A, varrida pelo catvento, da velocidade, v, do vento e do tempo, t, que o vento atua no catavento (V = A.v.t). Para cataventos de eixo horizontal (hélices) esta área é um circulo (A = 2.π2) como mostra a Figura 4a. Para cataventos de eixo vertical, esta área é um retângulo(A=2.r.h) como mostra a Figura 4b. Teoricamente um cata-vento pode extrair 16 / 27 da energia cinética contida no ar.

Substituindo estas informações na equação 3 temos que a energia eólica disponível:

Eficiência ou rendimento de uma máquina que converte uma forma de energia em outra é a porcentagem de energia que ela efetivamente consegue converter na forma de energia desejada. Para calcular a eficiência do catavento devemos calcular a porcentagem da energia eólica que ele recebe, que o dínamo consegue converter em energia elétrica. Para calcular a eficiência do circuito devemos calcular a porcentagem da energia fornecida pelo dínamo que o circuito consegue fornecer para a pilha.
A energia proveniente dos ventos representa uma energia inesgotável, sendo possível produzir a partir daí uma grande quantidade de energia elétrica. Além de ser uma fonte de energia inesgotável, a energia eólica está longe de ser causadora de problemas ambientais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário